O Palacete Provincial Manaus está localizado na praça Heliodoro Balbi, que também foi restaurada e recompõe a paisagem urbana, e local e memória do histórico Clube da Madrugada. É referência para quem quer conhecer a capital do Amazonas e conhecer a história de seu povo.

Cartão postal da cidade, sua visitação se equipara ao Teatro Amazonas, e já recebeu de várias Instituições de certificações o Mérito de Excelência.

Palacete Provincial Manaus

Indicado por visitantes do mundo inteiro, é o endereço mais charmoso da cidade e parada obrigatória para residentes de Manaus e turistas.

Palacete Provincial Manaus História

Assim sendo, em 1867 foi efetivada a compra do então “Palacete Garcia”, que ainda se encontrava em obras, sendo adquirido por 12 contos de réis, (considerada a época uma quantia módica), e para o qual o Presidente da Província pretendia instalar inicialmente o Paço Municipal, e depois a Tesouraria Provincial, e também dar uma sede para a Assembleia Legislativa Provincial.

Em 25 de março de 1874, após muitos esforços, o Palacete foi declarado como concluído, e mesmo ainda sem ter sido inaugurado, foram instalados nele o Liceu Provincial e a Biblioteca Pública, para logo em seguida a Assembleia Provincial e a Repartição de Obras Públicas. O Palacete Provincial foi inaugurado no dia 28 de fevereiro de 1875, entretanto, somente no dia 31 de agosto de 1875 a obra foi entregue como definitivamente concluída.

Palacete Provincial Manaus Arquitetura

O início de sua construção arquitetônica data do governo do presidente da Província, Manoel Clementino da Cunha (1860-1863), precisamente em 1861, quando o então capitão da Guarda Nacional, e vereador ao senado da Câmara Municipal de Manaós, Custódio Pires Garcia, começou a erguer o “Palacete Garcia”, primeiramente chamado e construído para ser sua residência, sendo mais tarde vendido para o Governo, e transformado em “Palacete Provincial”.

A edificação localizava-se na confluência da Rua Espirito Santo (atual Dr. Moreira e Rua Floriano Peixoto), em área que se expandia ao chamado “aterro”, realizado no igarapé dos Remédios (localizado na atual Avenida Getúlio Vargas). Quando estava construída a parte central do casarão, com um portão largo e quatro janelas laterais, piso rés ao chão da rua, seu proprietário resolveu vende-lo ao Governo Provincial, que se ressentia de prédios dignos capazes de abrigar as repartições públicas, em razão do crescimento dos negócios imperiais na Província do Amazonas, e que ocupava a quarta parte do Império do Brasil, e por esta razão exigia-se melhores funcionamento do governo local.

Museu Palacete Provincial Manaus

Estão instalados no Palacete Provincial o museu de Numismática Bernardo Ramos, a Pinacoteca do Estado, o museu Tiradentes, o museu da Imagem e do Som, o museu de Arqueologia e o Laboratório de arqueologia Alfredo Mendonça de Souza, o Ateliê de Restauro de obras de artes e de papel, as reservas técnicas dos museus, e as exposições de longa duração “Escritório da obra”, que é uma clara demonstração de como estava o prédio antes da restauração, e a “Esculturas do Mundo” que é uma mostra das réplicas das esculturas dos museus franceses, assinadas pela Reunion ds Musées National -RMN, dentre os serviços que oferece conta com o Café do Pina,  a Arena de espetáculos Newton Aguiar, e o Auditório Multiuso Cel. Pedro Henrique.

Fotos Palacete Provincial Manaus

Fotos Palacete Provincial Manaus

Horário de Funcionamento Palacete Provincial Manaus

  • Segunda a sexta das 9h às 14h

Endereço e Telefone Palacete Provincial Manaus

  • Praça Heliodoro Balbi, s/n – Centro – Manaus – AM
  • Telefone: (92) 3631-6047

Outras informações e site

Mapa de localização

Palacete Provincial Manaus
4.8 (95.92%) 98 votos