A História de Manaus, um município brasileiro da Região Norte do país, sendo capital do estado do Amazonas, tem suas origens voltadas a 1669.

Na época das grandes explorações de países da Europa, começou a corrida por conquistas de novas terras. Em 1540, Francisco de Orellana, vindo do Peru, pretendia chegar a Espanha.

História de Manaus

Ele descobriu um grande rio em sua viagem e o batizou de Rio Orellana. Ao ser atacado, na Foz do Rio Nhamundá, por uma tribo indígena de mulheres guerreiras, passou a chamá-lo de Rio Amazonas, em referência as amazonas gregas, também mulheres guerreiras. Antes de Orellana navegar por este rio, ele recebia o nome indígena de Amaru Mayu, ou “A Serpente Mãe do Mundo”.

Relatos realizados pela expedição de Orellana, sobre a riqueza encontrada em áreas florestais e abundância de água, despertou interesse de portugueses, espanhóis, neerlandeses, ingleses e franceses. Por volta de 1600, começaram, portanto, as investidas europeias pela região.

Os portugueses tentaram defender suas conquistas em terras amazônicas e, partindo de Pernambuco, atingiram a região do Amazonas por volta de 1616, lutando contra os franceses que haviam invadido o litoral do Maranhão.

Nesta mesma época, surge Belém, hoje capital do Pará, tendo como princípio o Forte do Presépio, também construído pelos portugueses para proteção do território contra invasões europeias. Toda a região Amazônica era comandada a partir de Belém, região conhecida como Grão-Pará. Devido a abrangência do local, uma área enorme, ficou impossível atender a população da área e manter a paz com os Índios, somente por meio do Pará.

Para combater, explorar e garantir o domínio português na região, foi criado em 1669 o Forte São José da Barra, na região hoje dominada pelo Amazonas. Em torno desse forte, nasceu o arraial que deu origem à Manaus. Em 3 de março de 1755, criou-se então a Capitania de São José do Rio Negro para atender as dificuldades e garantir a dominação portuguesa.

Historia de Manaus e Seus Pontos Turísticos

Conheça alguns pontos turísticos da cidade de Manaus.





  • Teatro Amazonas
    O Teatro Amazonas é o símbolo máximo do período da borracha, o teatro é revestido de muita riqueza e foi inaugurado em 1886, para apresentação de peças e óperas europeias que vinham para deliciar os barões da borracha. A construção é simplesmente encatadora seja por fora, seja por dentro, a fachada é neoclássica e pintada de um tom de rosa, já a cúpula é feita por 36 mil escamas de cerâmica nas cores da bandeira brasileira.
  • Nado com os Botos
    Nadar com os botos é simplesmente incrível. É bem semelhante ao nado com os golfinhos, possível em Margarita, Orlando e muitas outras cidades. A grande diferença é que o nado com os botos não é feito em um cativeiro, a exemplo dos golfinhos, ela é feita em seu habitat natural, no meio do rio negro, esse realmente é um diferencial.
  • Encontro das Águas
    De um lado um rio negro, de outro um claro, barrento. Eles correm 6 quilometros lado a lado e simplesmente não se misturam. O espetáculo da natureza, pode ser observado todo os dias, seja de barco, canoa, rabeta ou mesmo em um bom StandUP Paddle. Se você tiver um pouco de sorte ainda pode ser presenteado com o nado dos botos em meio ao encontro das águas.
  • Arquipélago Anavilhanas
    O Arquipelago de Anavilhanas é um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, é formado por cerca de 400 ilhotas que fazem o destino ser incrível. O acesso é através de barco, em viagem que dura não mais que três horas. Diversas empresas oferecem pacotes que incluem pacotes, almoço e ainda um passeio pelo rio negro e banho de cachoeiras.
  • Bosque da Ciência
    O Bosque da ciência é uma ótima pedida para quem quer conhecer mais sobre a fauna e flora da Amazônia. Isso porque diversas espécies que são ameaças de extinção são mantidas no bosque para evitar que o pior aconteça. O passeio custa apenas 5 reais e é fantástico. É possível ver onças pintadas, peixe-bois e muito mais.

História de Manaus Cultura

A cultura manauara teve influencia da presença dos indígenas, como na culinária, na linguagem e no artesanato. Os europeus influenciaram, precisamente em sua arquitetura, assim como outros povos, oriundos de todas as partes do Brasil, também tiveram influencia; como os nordestinos, notadamente na música, com ritmos como o forró.

O nome da cidade provém da tribo indígena dos manaós e significa Mãe dos Deuses. A história da cidade começa no ano de 1669 em um aldeamento indígena em torno da Fortaleza de São José da Barra, construída para evitar o acesso dos invasores holandeses e garantir o domínio da coroa portuguesa na região.

História de Manaus População

Manaus é a cidade mais populosa do Amazonas e de toda a Amazônia com mais de 2,1 milhões de habitantes.

História de Manaus Aniversário

O aniversário de Manaus, capital do estado do Amazonas, é celebrado no dia 24 de outubro. Neste dia, no ano de 1848, a vila de Manaos foi elevada a categoria de cidade. Por isso, este foi o dia escolhido para as comemorações de aniversário da capital amazônica.

História de Manaus
5 (100%) 1 voto