A Bandeira de Manaus é um dos símbolos oficiais do município brasileiro supracitado, capital do estado do Amazonas.

Instituída em 1906, a bandeira de Manaus tem em seu centro o escudo da capital. Pelas normas tradicionais dos símbolos públicos, ela deve ser hasteada ao lado da Bandeira Nacional, em locais públicos municipais, sempre que o chefe do Poder Executivo estiver no local, além de ser mantida em todos os gabinetes oficiais dos poderes municipais, salas de aula, teatros e auditórios públicos.

Bandeira de Manaus

Brasão Grande destaque da bandeira, o brasão de Manaus é dividido em três seções. Juntas, as ilustrações contam um pouco da história da capital, que foi elevada à categoria de província no dia 24 de outubro de 1848, com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro. Somente em 4 de setembro de 1856 que, como município, passou a ter o nome atual: Manaus, em homenagem à tribo indígena dos manaós.

Na parte superior de seu escudo, a bandeira tem um sol com a frase “21 de novembro de 1889”. A representação, segundo o secretário de Cultura, é uma alusão ao dia em que, na cidade de Manaus, a antiga província aderiu à Proclamação da República.





Bandeira de Manaus Significado

A cor bege representa o Rio Amazonas, que tem em sua cor barrenta a maior identidade do povo manauara. O escudo (brasão), instituído por Lei, representa a cultura e história do povo manauara.

As três seções em que se dividem o escudo da bandeira da capital representam partes distintas da história da cidade. A seção do canto superior esquerdo ilustra o Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões; o descobrimento da foz do primeiro rio pela expedição de Orellana, no século XVI; e a fundação definitiva de Manaus no início do século XVII.

Ao lado direito, a fortaleza e a bandeira de Portugal no topo do mastro significam o domínio até então português. O contraste entre a naturalidade dos habitantes de Manaus e o modernismo de Portugal, celebrado pela arte de um militar e uma indígena, representa a paz instituída entre os colonizadores e os colonizados – com o casamento do comandante militar da escolta portuguesa com uma filha do chefe da tribo.

Bandeira de Manaus
Rate this post