Em 1971, os Decretos nº 2.115 e 2.116, do Governador Cel Eng. João Walter de Andrade criaram o Plano de Emergência e a Comissão de Defesa Civil do Estado do Amazonas, para atender as populações ribeirinhas vítimas de desastres.

Com o objetivo de proporcionar um atendimento mais eficaz a população vitimada por eventos climáticos extremos, foi criado pelo Governo do Estado do Amazonas, o Subcomando de Ações de Defesa Civil-Subcomadec, com status de Secretaria de Estado.

Defesa Civil Manaus

Na mesma data em 23 de dezembro de 2008, criou-se o Sistema Estadual de Defesa Civil-SIEDC, pela Lei 3.331. Dentro da estrutura deste Sistema o Subcomadec ocupa a função de órgão central. Compete ao Subcomadec articular, coordenar e gerenciar as ações de Defesa Civil no Estado do Amazonas e implementar programas de prevenção, preparação , resposta e reconstrução das áreas atingidas por desastres naturais ou provocados pelo homem. O órgão também tem a missão de promover a mudança cultural da sociedade, com relação à percepção de risco.

Defesa Civil do Município de Manaus

Em Manaus, a Defesa Civil surgiu através de um grupo de profissionais pertencentes a várias secretarias municipais, quando da maior enchente ocorrida na cidade no ano de 1976, com o nível das águas em 29,61, tendo à frente da administração da prefeitura o Cel. Jorge Teixeira de Oliveira, que juntamente com o Major Novaes, do Exército Brasileiro, ante a situação calamitosa que a cheia ocasionava à população que ocupava as margens dos igarapés, organizaram um Grupo de Trabalho formado por assistentes sociais do Gabinete Civil, da SEMOSB, servidores da SEMEF, soldados do Exército e outros, tendo como coordenador o então Major Novaes.

No dia 13 de Março de 2001, a Defesa Civil passou a ser Secretaria Municipal de Defesa Civil conforme Lei Municipal Nº 590 de 13.03.2001, vinculada diretamente a esta secretaria nas atividades de assessoramento, pesquisa, planejamento, divulgação, elaboração de normas e legislação que assegurem o disciplinamento das medidas e ações desta secretaria.

No dia 05 de junho de 2009, conforme Decreto nº. 0138 cria o Gabinete Militar, extinguindo as secretarias municipais de Segurança Institucional e a Defesa Civil.

A Defesa Civil permaneceu como subsecretaria até 2013. A atual gestão instituiu a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, que permanece dentro da Casa Militar.

Defesa Civil Prefeitura de Manaus

Como parte da primeira etapa do planejamento das ações da Operação Cheia da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Manaus realizou o primeiro levantamento de vistorias nas comunidades rurais localizadas no rio Amazonas, na zona rural de Manaus.

A ação tem como objetivo antecipar as atividades de prevenção e monitoramento nas áreas passíveis de alagação, por conta do fenômeno da cheia, para minimizar os impactos causados na capital amazonense e na zona rural de Manaus.

Horário de Funcionamento Defesa Civil Manaus

  • Segunda a sexta das 8h às 17h

Endereço e Telefone Defesa Civil Manaus

  • Av. Urucará, 183 – Cachoeirinha – Manaus – AM
  • Telefone: (92) 99300-0000

Outras informações e site

Mapa de localização

Defesa Civil Manaus
4.8 (95.94%) 69 votos