O Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS Manaus foi criado em 02 de março de 1964, pelo decreto Nr 53649, tendo como seu primeiro Comandante o então Major de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, o TEIXEIRÃO.

Até junho de 1969, o CIGS foi subordinado ao Grupamento de Elementos de Fronteira. Em fevereiro de 1970, passou a ser subordinado à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE).

CIGS Manaus

Em Outubro de 1970, passou a designar-se Centro de Operações na Selva e Ações de Comandos (COSAC), com a missão de ministrar além dos cursos de Operações na Selva e de Ações de Comandos.

Em 1978, retornou à sua antiga designação, deixando de ministrar o curso de Ações de Comandos. Em setembro de 1982, o CIGS passou à subordinação do Comando Militar da Amazônia, permanecendo vinculado tecnicamente à DEE, Atual DETMil.

O primeiro curso de Guerra na Selva funcionou no ano de 1966, os cursos eram ministrados em duas categorias, uma para oficiais e outra para subtenentes e sargentos.

À partir de outubro de 1969, passou a ser de três categorias: “A” para oficiais superiores, “B” para Capitães e Tenentes e “C” para Sub Tenentes e Sargentos.

Ao longo de seus 53 anos de existência, o CIGS especializou 6.165 combatentes de selva, sendo 519 de nações amigas (até 10 Jul 2017).

Devido ao trabalho daqueles que antecederam a atual geração, este Centro tem o status e a responsabilidade de especializar o melhor combatente de selva do mundo.

CIGS, orgulho do Exército Brasileiro, patrimônio do Brasil.

CIGS Manaus Curso

O CIGS de tempos em tempos inicia treinamento com turmas para o Curso de Operações na Selva, fique atento ao site para participar.

CIGS Manaus Valor

Para valores para entrar no zoológico do CIGS, acesse o site.

CIGS Manaus Animais

O zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), que abriga mais de 200 animais da fauna amazônica, ganhou novas atrações este ano: o Aquário Amazônico, a Oca do Conhecimento e o Memorial Coronel Jorge Teixeira.

Situado no bairro São Jorge, na Zona Oeste de Manaus, o zoológico reúne exemplares da onça pintada, arara azul, gavião real, macaco prego e pantera negra, entre outros.

Ônibus que passa no Cigs Manaus

Para chegar ao CIGS, você tem 6 opções ônibus, são eles:

  • 120
  • 121
  • 122
  • 211
  • 216
  • 221

Horário de Funcionamento CIGS manaus

  • Segunda à quinta das 9h30 às 16h20 / Sexta das 8h às 12h

Onde Fica, Endereço e Telefone CIGS manaus

  • Av. São Jorge, 750 – São Jorge – Manaus – AM
  • Telefone: (92) 2125-6405

Outras informações e site

Mapa de localização

CIGS Manaus
5 (100%) 1 voto