Vieiralves Manaus

O Conjunto Isaias Vieiralves, ou apenas Vieiralves, está localizado no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona Centro-Sul de Manaus.

Dadas suas dimensões, características e instituições que abriga, é muitas vezes confundido com um bairro, sendo mesmo chamado de bairro Vieiralves.

Vieiralves Manaus

O bairro Nossa Senhora das Graças, deve-se destacar, é formado, conforme ficou estabelecido pelo Decreto N° 2924, de 07 de agosto de 1995, que instituiu a divisão geográfica da cidade de Manaus, por cinco conjuntos habitacionais: Conjunto Manauense, Conjunto Vila Amazonas, Conjunto Ica Maceió, Conjunto Haideia III e Conjunto Vieiralves.

Esse conjunto, assim como o bairro Nossa Senhora das Graças, destoa do restante da cidade, tanto pela estética quanto pela estrutura. Casas, mansões e condomínios de alto padrão, construídas com materiais de ótima qualidade, avenidas largas e, aparentemente, melhor cuidadas que outras, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais de renome.

É quase um mundo paralelo. “Esse conjunto sempre foi assim desde suas origens?” Me questionou um jovem que está fazendo uma monografia relacionada a essa região da capital. Aproveito a documentação que levantei para ajudá-lo para produzir o presente texto.

A construção desse conjunto está inserida no processo de crescimento dos bairros “planejados” e de projetos habitacionais verificados com maior força desde a segunda metade da década de 1960 até a década de 1970. No entanto, diferente dos que iam sendo construídos no restante da cidade, voltados para uma população de baixa renda, oriundas da antiga Cidade Flutuante ou de ondas migratórias vindas do interior e de outros Estados brasileiros, dada a expansão da Zona Franca, o Conjunto Isaias Vieiralves foi planejado desde o início para ser um conjunto de alto padrão. De acordo com a arquiteta, urbanista e historiadora Vládia Pinheiro Cantanhede Heimbecker,

“A implantação do Sistema Financeiro de Habitação, em 1964, estimulou o setor produtivo da construção, e em Manaus, ainda nesta mesma década, identificou-se a implantação significativa de conjuntos não mais para os pobres urbanos, mas para uma classe média e para ricos” (HEIMBECKER, 2014, p. 28).

A construção ficou a cargo da firma Incorporadora Irmãos Valle Ltda, de Goiânia, especializada na construção de apartamentos de luxo, que teve financiamento do Banco Nacional de Habitação (BNH), criado em 1964. O projeto, do arquiteto Rubens Madela, foi aprovado em 23/11/1970. Em 22/08/1971 uma edição especial do Jornal do Comércio anunciava: “Incorporadora Irmãos Valle e EMBRATEC constroem o Conjunto ISAIAS VIEIRALVES². A EMBRATEC era a Empresa Técnica de Construções, responsável pela contratação de funcionários para as obras. Ainda de acordo com esse documento, a primeira etapa do conjunto contaria com 120 residências, todas com 3 quartos, com 111m² de área construída, sendo as primeiras 20 unidades entregues em 30/10/1970 e as outras 100 em 31/12/1970.





No local da construção, entre o bairro de Adrianópolis e a Avenida João Coelho (Constantino Nery), a Incorporadora Irmãos Valle implantou uma indústria de apoio que produzia tijolos, tanques e esquadrias, de forma a entregar as obras nos prazos previstos. A incorporadora tinha como diretores em Manaus os engenheiros Nilton Cordeiro do Valle e Marcos Borela.

Através de um anúncio de 1972 da ICAL, Imobiliária Cavalcanti Limitada, podemos ter uma ideia de como era a estrutura das casas desse conjunto: “Casa no melhor conjunto de Manaus – pronta entrega, três quartos, dois banheiros, garagem, quarto de empregada, área de serviço, sala ampla, sala de jantar, copa-cozinha. Conjunto Isaias Vieiralves”³.

O nome do conjunto é uma homenagem a Isaias Vieiralves (1884-1958), cearense de Sobral que veio para o Amazonas em 1914, estabelecendo-se como guarda livros no rio Juruá, contador e fundador da Vieiralves Imobiliária S. A. em Manaus.

Percebe-se que, desde suas origens, o Conjunto Isaias Vieiralves estava destinado a um público de alto poder aquisitivo, uma classe média em ascensão e pessoas da elite manauara que já não tinham mais a área central da cidade como local preferencial de moradia. Essa área da cidade destaca-se como uma das melhores para se viver, bem como uma das mais caras, ao lado dos bairros de Adrianópolis e Ponta Negra. A Incorporadora Irmãos Valle também foi responsável pela construção do Conjunto Abílio Nery, no bairro Aleixo.

Vieiralves Manaus Bares

Conheça alguns bares próximo ao Vieiralves.

  • Casa dos Sucos
  • Arosuco Aromas d Sucos
  • Glarcial Bar
  • Buteco Ovelha Negra
  • Boteco do Jeff

Vieiralves Manaus Aluguel

Se você procurar você acha, casas e apartamentos para alugar no Vieralves, com ótimos preços.

Picanharia Vieiralves Manaus

Picanharia oferece Picanha e acompanhamentos, além de petiscos tradicionais, sucos e cervejas, em espaço moderno e descolado.

Express Vieiralves Manaus

Localizado no Vieiralves, o Hotel Express une tarifas econômicas, praticidade com o fácil acesso a shoppings, opções de lazer, bares e ao centro da cidade.

Vieiralves Manaus
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário