Município Novo Airão Manaus

Novo Airão é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de Manaus, no estado do Amazonas, distante 180 km da capital amazonense e uma população de 18974 habitantes segundo estimativas do IBGE de 2018.

O município abriga o Parque Nacional de Anavilhanas, uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no estado, com território distribuído também pelos municípios de Manaus e Iranduba.

Município Novo Airão Manaus

Ocupa uma área de 37 771 246 km²[2] e sua população, contada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, era de 18 586 habitantes, sendo assim o quadragésimo quarto município mais populoso do estado do Amazonas e o menos populoso de sua microrregião. Sua área representa 2.4047 % da área do estado do Amazonas, 0.9802 % da Região Norte e 0.4446 % de todo o território brasileiro.[5]

A história de Novo Airão está fortemente ligada a Velho Airão, uma cidade fantasma da qual parte de seus colonizadores são originários. É conhecida por suas praias fluviais de areias brancas e pela fabricação de barcos. Destaca-se pela beleza da cidade e riqueza natural. Debruçado à margem do rio Negro, um dos mais ricos e importantes ecossistemas da Amazônia.

Novo Airão está localizado à margem direita do Rio Negro, a uma distância de Manaus de 115 km em linha reta e 143 por via fluvial. Limita-se com os municípios de Presidente Figueiredo, Manaus, Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Codajás, Barcelos (Amazonas) e com o estado de Roraima.

Novo Airão Manaus Turismo

O município tem muitas atrações turísticas e a principal é o contato com os botos-cor-de-rosa diretamente na praia da cidade. É um dos poucos municípios do mundo a possuir dois Parques Nacionais: o do arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo e o Parque do Jaú, a maior área de conservação dentro de um único país no mundo, além do Parque Estadual do Rio Negro – Setor Norte e do território Indigena Waymiri Atroaris.

Possui também um serpentário e muitas outras atrações naturais, tais como as grutas de Madadá, igarapé do mato grosso e orquidários naturais. A antiga sede do município é outro atrativo, Airão Velho, uma cidade fantasma encravada na selva e rodeada de outros vestígios humanos ainda mais antigos. Ainda como atração na sede do município, destaca-se a produção de artesanato em madeira e fibras naturais, muito criativa e bem-acabada, em especial a produzida pela Fundação Almerinda Malaquias que ensina a população local.

Novo Airão Manaus Anavilhanas

Dentro do município de Novo Airão se encontra o Parque Nacional de Anavilhanas, área federal de proteção integral que engloba um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo, com mais de 400 ilhas, centenas de lagos, rios afluentes e igarapés – todos ricos em espécies de vegetais e animais. O local é o paraíso dos biólogos e ecólogos para o desenvolvimento de projetos de pesquisas, e dos ecoturistas, interessados em suas belas paisagens cênicas e atrativos selvagens.





A água é o recurso natural mais importante da Amazônia e a força que ela tem é tanta – principalmente em Anavilhanas – que o local merece ser visitado tanto na cheia, de fevereiro/março a julho/agosto, quanto na seca, de agosto/setembro a janeiro/fevereiro. Na época da cheia, pouco mais da metade das ilhas ficam submersas, e a visualização de aves como papagaios e araras, torna-se mais frequente. Ainda na cheia, as “trilhas aquáticas” percorridas de canoa por entre a floresta inundada, área conhecida como “igapó”, são uma atração especial. Literalmente, navega-se por entre as copas das árvores.

Neste período os animais se concentram em terra firme, nas regiões mais altas. Já no mês de agosto, o panorama começa a mudar, o rio a secar rapidamente e a presença de animais aquáticos de grande porte, como botos, jacarés e ariranhas é notada com mais frequência. A partir de setembro, praias e bancos de areia branca começam a surgir em determinadas partes do rio. Algumas cachoeiras nos rios e igarapés afluentes também aparecem. Entre a seca e a cheia, passando pela enchente e depois a vazante, até completar o ciclo, o nível da água apresenta uma diferença de 12 metros, em média. Existem duas maneiras para conhecer as maravilhas da região: de avião, sobrevoando as ilhas e rios e vendo de cima as belezas naturais, ou então via barco, pelas águas do Rio Negro, tendo um contato mais próximo com os animais e a população local.

Novo Airão Manaus Artesanato

O artesanato de Novo Airão é considerado de ótima qualidade. Os artesãos produzem suas peças (tapetes, cestos, peneiras e luminárias, entre outros) em fibras vegetais como a arumã, cipó, ambé, tucumã, piaçava e cipó titica. Os objetos podem ser encontrados na sede da associação ou em lojas espalhadas pelo município. Objetos esculpidos em madeira, como pequenos animais e chaveiros, também são destaques no comércio local.

Há três centros de artesanatos, um especializado em madeira e papel reciclado (Fundação Almerinda Malaquias), um especializado em palha e uma loja de material indígena. Todos receberam prêmios nacionais e internacionais pela qualidade de seus materiais e pela gestão de suas instituições.

Novo Airão Manaus Pousadas

  • Pousada Bela Vista
  • Pousada Novo Airão
  • Pousada Recanto das Orquídeas
  • Mirante do Gavião

Novo Airão Manaus Fotos

Novo Airão Manaus Fotos

Mapa de localização





Deixe seu comentário