Avenida 7 de Setembro Manaus

O nome dela é 7 de Setembro, mas bem que poderia ser avenida das Independências, tantas são as histórias e os cruzamentos históricos presentes nas esquinas de uma das principais vias públicas de Manaus.

A ‘Sete’, como o manauense carinhosamente a chama, é uma avenida-metáfora de diferentes e dignos momentos do Brasil e do Amazonas.

7 de Setembro Manaus

A avenida 7 de Setembro Manaus começa na beira do rio Negro, no Centro, e nem tem 500 metros quando encontra a praça Dom Pedro II, o Imperador cujo pai deu o Grito da Independência às margens do então riacho (hoje córrego) do Ipiranga, em São Paulo, e nos livrou das amarras portuguesas inaugurando o Império de Dom Pedro de Orleans e Bragança 1º.

Vencendo as esquinas das ruas da Instalação e Governador Vitório, a Sete encontra com a Lobo D’Almada, que ao se tornar o terceiro governador da Província do Rio Negro (1791-1798), transfere a sede da província do Município de Barcelos, no Médio Rio Negro, para a cidade da Barra do Rio Negro, hoje conhecida pelo nome de Manaus. Essa decisão foi posteriormente revertida e só se tornou definitiva 1851.

Avançando célere pelas costas da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a avenida tem o mais simbólico dos cruzamentos ao encontrar a Eduardo Ribeiro, o governador que declarou nossa independência do atraso. Ribeiro, que governou de 1892 a 1896, modernizou Manaus, a começar por aterrar o igarapé do Espírito Santo e sobre ele construir a avenida que hoje leva o nome dele e dá acesso a outras grandes obras do “Pensador”: o Teatro Amazonas, o Palácio da Justiça e o Instituto Benjamim Constant. Ribeiro também nos deu luz elétrica, água encanada, telégrafo, rede de esgoto, praças e novas ruas, largos e bondes.

Passando pela Barroso, ela vai encontrar a rua cujo nome é homenagem a um dos próceres da brasilidade, a rua Ruy Barbosa. O político e jurista baiano nunca foi tão necessário como nos dias de hoje, pois foi ele que nos garantiu a independência da igreja ao redigir o decreto 119-1 de 7 de janeiro de 1890, separando definitivamente o Estado da igreja Católica Romana do Brasil. Aos que buscam nos dias atuais reverter essa independência, impondo temas religiosos ao ordenamento jurídico, uma visita a essa esquina seria um bom momento para reflexão histórica.





Bradesco 7 de Setembro Manaus

A Avenida 7 de Setembro possui a Agência 0320 do Bradesco.

IFAM 7 de Setembro Manaus

O Instituto Federal do Amazonas também fica localizado na Avenida 7 de Setembro, o Instituto foi criado mediante integração do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas e das Escolas Agrotécnicas Federais de Manaus e de São Gabriel da Cachoeira. Sua Reitoria está instalada em Manaus no bairro do centro.

INSS 7 de Setembro Manaus

Qualquer problema relacionado ao INSS pode ser resolvido na agência do INSS localizado na Avenida 7 de Setembro.

7 de Setembro Manaus Fotos

7 de Setembro Manaus Fotos

Mapa de localização Avenida 7 de Setembro Manaus

Avenida 7 de Setembro Manaus
5 (100%) 1 voto




Deixe seu comentário