Bairro Vila Buriti Manaus

Bairro Vila Buriti Manaus é um bairro do município brasileiro de Manaus, capital do estado do Amazonas. Localiza-se na Zona Sul da cidade.  De acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 1 827 habitantes em 2010.

Sua história remonta à Década de 1980, logo após a instalação do Polo Industrial de Manaus na cidade.

Bairro Vila Buriti Manaus

As fábricas da ZFM foram instaladas na região sul da cidade, contudo, a região passou a ser densamente povoada e desenvolvida. Vila Buriti foi um dos bairros que surgiram com a instalação das indústrias.

A Vila Buriti está localizada no km 4,5 da BR-319. Ao norte faz divisa com o Distrito Industrial Castelo Branco, colado à Siderúrgica do Amazonas (Siderama). Tem uma vista privilegiada, ao sul, com o imponente Rio Amazonas, e não muito longe pode-se chegar ao famoso Encontro das Águas. A Vila faz fronteira com os bairros do Mauazinho, ao leste, e Colônia Oliveira Machado e Crespo, ao oeste.

O problema do local é a dificuldade de haver apenas a linha de ônibus 613, que faz o trajeto Vila Buriti-Centro, cujos horários de partida e chegada são escassos. Existe uma dificuldade significativa de acesso à capital do Amazonas com outras localidades por via terrestre. O complexo hoje funciona com 440 moradias, entre 276 apartamentos e 164 casas divididas em 17 blocos. As residências são chamadas PNR (Propriedade Nacional Residencial), e lá vivem cerca de 2 mil moradores.

Bairro Vila Buriti Manaus CEP

Bairro predominantemente comercial com 16,67% de seus endereços comerciais.

Principais ruas do Bairro Vila Buriti

  • CEP 69072-070
    Rua Rio Quixito
  • CEP 69072-040
    Rua Ilha Euléia
  • CEP 69072-045
    Rua Rio Uruçuí Preto
  • CEP 69072-046
    Travessa Rio Uruçuaí
  • CEP 69072-050
    Rua Rio Araçuaí
  • CEP 69072-051
    Travessa Rio Araçuaí
  • CEP 69072-052
    Travessa Jurema
  • CEP 69072-055
    Rua Rio Jaguarão
  • CEP 69072-060
    Rua do Marapatá
  • CEP 69072-065
    Rua Pajurá

Outras ruas

  • Avenida Ministro Mário Andreazza
  • Rua Tomoshi Sumida
  • Rua Rio Jaú
  • Rua Zebu
  • Rua Soares Dutra
  • Rua Almirante Cunha Moreira
  • Rua Guarda-Marinha Jansen
  • Rua Rio Itaquaí
  • Rua Iradil Santos
  • Rua Bacuri
  • Rua Marize Barros
  • Rua Thomas Maack
  • Rua Barão de Tefé
  • Travessa Içanã
  • Acesso Sincora

Vila Buriti Marinha Manaus

A necessidade de criar novos postos militares na Amazônia e marcar sua presença nas áreas mais afastadas dos núcleos urbanos levou a Marinha do Brasil a se estabelecer na região. Para isso, a União concedeu em março de 1978 o terreno para a instalação do complexo militar e residencial Vila Buriti, localizado em região estratégica, próximo ao porto da Ceasa e vizinho do Distrito Industrial. Antes da chegada dos militares, a região era uma paisagem composta por um aglomerado agrícola e a presença de grande quantidade de buritizeiros, que levou a escolha do nome do lugar.

Com o objetivo de possibilitar melhor apoio aos praças da Marinha, que são transferidos de outros Estados da federação, no mesmo ano foi iniciada a construção das casas. A necessidade de defesa se reverteu também para adquirir um local onde os marinheiros, cabos, sargentos e sub-oficiais pudessem trabalhar e morar.

O crescimento ocorreu de forma gradativa, sendo realizada, na década de 1980, a construção de prédios. Em 4 de abril de 1984, o procurador-chefe da Procuradoria da Fazenda Nacional no Amazonas, e o secretário-geral do Ministério da Fazenda, Maílson Ferreira da Nóbrega, de acordo com a Portaria nº 127 registrou o imóvel da Vila Buriti em nome da União Federal, através do antão Ministério da Marinha.





A Vila é restrita aos praças da Marinha que são transferidos de outros Estados brasileiros e precisam de apoio para se estabelecer na cidade. O tempo de permanência dos militares na cidade dura em torno de três a seis anos, em virtude das transferências para prestar serviços em outros lugares do País. Segundo o capitão Capistrano, não há uma distinção de escolha das residências pela hierarquia dos militares. Ou seja, as casas e apartamentos, que comportam três quartos, uma sala e uma cozinha, são ocupados de acordo com a ordem de chegada. Os imóveis são mantidos mediante o pagamento de uma taxa correspondente a 4,5% do salário do militar.

O complexo abriga o 3º Esquadrão de Helicópteros, o Comando da Flotilha do Amazonas, com oito navios ancorados no seu próprio cais, o Depósito Naval e a Estação Naval do Rio Negro inaugurada em 1978, subordinados ao Comando do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil, que funciona no Centro de Manaus. Ela fica responsável pela administração da vila, segurança, conservação das moradias e manutenção dos navios. Mas também conta com o apoio da Prefeitura Municipal para fazer a coleta de lixo, da empresa Manaus Energia, que faz o fornecimento e manutenção de energia elétrica, e da Águas do Amazonas executando a distribuição de água encanada.

Para atender a infra-estrutura do bairro e as necessidades das famílias há uma loja de conveniência, conhecida como ?Mercadinho do Didi? que funciona na forma de concessão de serviços. A tendência é crescer a estrutura da Vila Buriti, com mais outro centro de convivência em construção. Há também uma agência do Banco Real; um ambulatório com estrutura que oferece procedimentos de enfermagem e maternidade. A atividade religiosa da pequena comunidade está centralizada na capela naval Nossa Senhora dos Navegantes. A proposta inicial seria a de um espaço ecumênico, onde todas as tendências religiosas pudessem se congregar.

Atualmente, o capelão da igreja é de formação católica e desenvolve atividades preocupadas em estimular cada vez mais a participação do público nos cultos cristãos independente do credo religioso. Os evangélicos não possuem congregação no local e costumam realizar as suas reuniões em residências. O entretenimento das famílias fica por conta da Casa Abrigo do Marinheiro – Cisne Branco, que oferece vídeo locadora, piscina, refeitório quadra poliesportiva e campo de futebol, durante as horas de laser e aos finais de semana. A sede desenvolve diversas atividades esportivas, entre as mais importantes, a natação e uma academia de ginástica.

Outra atividade realizada na sede são as festas comemorativas como o Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal entre outras. A sede resume a vida social destas famílias, que afastada do centro encontram alternativas em entretenimento na sua quadra esportiva, na piscina ou no salão de festas, onde são oferecidas programações todos os sábados. Quanto à educação, o local abriga também a Escola Estadual Almirante Ernesto Melo Batista, existente desde a época de criação da Vila, atendendo aos filhos de militares, bem como os alunos dos bairros mais próximos.

Bairro Vila Buriti Manaus Fotos

Bairro Vila Buriti Manaus Fotos

Mapa de localização Bairro Vila Buriti Manaus





Deixe seu comentário